A Rede de Bibliotecas de Resende Os Parceiros da RBR Catálogos da RBR Documentação da RBR

 

Teve lugar no dia 5 de abril no Município de Felgueiras a fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, destinando-se a apurar dois alunos por ciclo, entre 90 alunos de 28 escolas dos seus 11 concelhos, para representar esta CIM na Final Nacional do CNL que decorrerá no próximo dia 25 de maio no Altice - Fórum Braga.
Bruno Tiago de Oliveira, aluno do 9º ano na Escola Secundária de Resende, venceu na sua categoria e conquistou um lugar na final nacional do concurso.

 

O Agrupamento de Escolas de Resende celebrou a sua Semana da Leitura entre os dias 29 de março e 5 de abril com um extenso leque de atividades em todos os estabelecimentos de ensino, envolvendo toda a comunidade escolar, contando com a participação ativa de alunos, professores, funcionários, encarregados de educação, estendendo ainda algumas ações para além das portas da escola. Foram várias as iniciativas que abrilhantaram esta festa: inúmeras leituras, leituras em várias línguas, leituras encenadas, exposições, projeção de vídeos e encontros com uma dezena de escritores que prenderam a atenção de todos com uma excelente diversidade temática e imprimiram uma dinâmica muito especial ao evento.

 

Semana Leitura 2019 JCD

 

Teve lugar na Biblioteca Municipal de Resende, no dia 27 de fevereiro, a primeira sessão da atividade Conto Contigo - Plano de Literacia Familiar. Um grupo de seis famílias com crianças de cinco anos juntou-se num encontro lúdico, para entre livros, jogos e outras brincadeiras, partirem à descoberta da leitura e da escrita, desenvolvendo competências com impacto positivo nas fases iniciais destas aprendizagens. Este conceito promovido pela Fundação Aga Khan, agora integrado também no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar em implementação no concelho de Resende, enquadra-se na aposta do Município num conjunto de oportunidades informais de aprendizagem e desenvolvimento de competências nas diferentes literacias.

Esta atividade aposta no trabalho com as famílias, já que existe uma correlação muito forte entre as práticas de literacia familiar e o desenvolvimento de competências de literacia emergente com efeitos no sucesso do percurso escolar das crianças.

 

 

Decorreu no dia 29 de janeiro na Biblioteca Municipal de Resende a Fase Municipal (1º ciclo) do CNL, destinada a apurar entre 9 finalistas do 1º ciclo (3 alunos de cada centro escolar) 2 vencedores para disputar a fase intermunicipal do concurso a decorrer entre 7 de março e 30 de abril em local e data ainda a anunciar. Nesta fase da competição, que englobou uma prova escrita, uma prova de leitura em voz alta e uma prova de argumentação, participaram os alunos Dinis Oliveira, Lara Cardoso, Mafalda Pereira (Centro Escolar de S. Cipriano), Débora Correia, Margarida Pereira, Nádia Soares (Centro Escolar de S. Martinho de Mouros), Ana Moura, Dinis Bernardo e Francisco Silva (Centro Escolar de Resende), tendo vencido esta fase do concurso os alunos Dinis de Matos P. Bernardo e Dinis Bernardo de Oliveira.

Já apurados em fase de escola, seguindo também para a fase intermunicipal, estão os alunos Bruno Emanuel Truta Saraiva e Maria João Ferreira (2º ciclo); Adelino Manuel Magalhães e Bruno Tiago de Oliveira (3º ciclo) e Rafaela Carneiro e Ânia Isabel Rodrigues (Ensino Secundário).

 

.: Novidades na RBR

O Douro
Autor: Manuel Monteiro

.: Autor em Destaque

Minha Raiz - Poemas
Autor: António Correia

.: Sugestões de Leitura

As Monjas de Portejães
Autor: Joaquim Correia Duarte
Saturday the 14th. | Rede de Bibliotecas de Resende | Câmara Municipal de Resende | Biblioteca Municipal de Resende-SABE | Programa de Catálogos Concelhios da RBE | - Joomla Templates